LDR vs Luz app icon

LDR vs Luz

v0.1 (4/8/2020)
0
|
0
|
0
 downloads
Izac Martins da Silva
Download APK (67.03 MB)
Description of LDR vs Luz

Com o objetivo de desenvolve simuladores realísticos em três dimensões baseados em experimentos controlados remotamente, visando fomentar o ensino e aprendizagem de Física, Ciências e programação. Atualmente existe algumas ferramentas didáticas similares, todavia seus níveis gráficos e interacionais não estão acompanhando o desenvolvimento tecnológico.
Tendo o intuito de conquistar o público jovem, disponibilizando conteúdos interativos, atuais e conexos, foi dividido o processo em idealização do experimento, planejamento pedagógico, criação do experimento real, modelagem gráfica de todos os componentes, programação, conexão entre o evento físico e o simulado e disponibilização on-line.
No processo foram utilizados vários softwares, os quais foram escolhidos usando a diretriz de maximizar a qualidade gráfica e minimizar o custo de produção. Tornando possível a futura replicação dos métodos de desenvolvimento por qualquer pesquisador, portanto os softwares, escolhidos inicialmente, passaram por uma modificação conforme as pesquisas foram aprofundando-se, assim como o acumulo de novas possibilidades de tecnologias como a realidade virtual VR e a realidade aumentada AR.
Resultados parciais foram obtidos com o desenvolvimento de um aplicativo de realidade aumentada, que estuda o funcionamento de um motor elétrico comum, replicando virtualmente todos os componentes existentes no seu interior, e possibilitando ao usuário a visualização livre de todos os ângulos, de diferentes distâncias e também com acelerador de rotação seu link está disponível dentro desse app.
Em síntese o aplicativo simula o experimento que consiste na leitura da intensidade da luz por um fotoresistor (LDR), esse dado é interpretado pelo Arduino que por sua vez é controlado pelo Raspberry, onde são realizados os demais cálculos, repassando para uma página na internet o resultado, dando ao usuário final a oportunidade de controlar um experimento físico remotamente.
Tal experimento faz parte de um projeto de PIBIC da Universidade Federal do Amazonas com trabalho conjunto do Departamento de Física e o Instituto de Computação da instituição.

TITULO:
SIMULADORES 3D E EXPERIMENTAÇÃO REMOTA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE FÍSICA, CIÊNCIAS E PROGRAMAÇÃO.


Voluntário: Izac Martins da Silva, CNPq
Orientadora: Profa. Dra. Marisa Almeida Cavalcante
Previous versions